5 Riscos na Implantação do SAP S/4HANA

Identifique os 5 riscos para implantação do SAP S/4HANA e pense em ações de mitigação do seu projeto.

Implantar o SAP S/4HANA é uma jornada estratégica para as organizações, mas não sem seus desafios, especialmente quando se trata de Prazo, Custos e Qualidade. 

Gerentes e Diretores de projetos SAP enfrentam uma série de obstáculos que vão desde a dificuldade de entrega do projeto no prazo, até a falta de entrega de valor esperado pela alta administração., afetando diretamente a satisfação e a confiança dos stakeholders.

Como especialistas em serviços de Advisor para projetos SAP S/4HANA, estamos comprometidos em identificar e mitigar esses riscos desde o momento em que a organização tem a idéia do projeto passando pela gestão do projeto até a entrega do valor para a organização. 

Neste post, exploraremos os 5 desafios na implantação do SAP S/4HANA e ofereceremos insights sobre como minimizar seu impacto nos stakeholders:

  1. Seleção inadequada de implementadoras: A escolha da empresa implementadora certa é essencial para o sucesso do projeto, mas também pode ter implicações significativas nos custos. Uma implementadora inexperiente ou mal qualificada pode resultar em atrasos, retrabalho e custos adicionais não previstos. É crucial realizar uma análise criteriosa das capacidades e histórico de sucesso das implementadoras para garantir uma parceria sólida e confiável além do conhecimento nas metodologias e soluções da empresa SAP.

  2. Escopo mal definido: Um escopo mal definido pode levar a custos imprevistos à medida que novos requisitos são identificados ao longo do projeto. Mudanças constantes no escopo também podem afetar a estimativa inicial de custos e comprometer o orçamento. Recomendamos uma análise detalhada dos requisitos do negócio e uma definição clara e abrangente do escopo, envolvendo representantes de negócios das diversas área para garantir alinhamento do SAP S/4HANA com os objetivos da organização.

  3. Gerenciamento inadequado de mudanças: A implantação do SAP S/4HANA geralmente requer mudanças significativas nos processos e na cultura organizacional, o que pode ter implicações diretas nos custos. A falta de comunicação e engajamento adequados pode levar a custos adicionais associados a retrabalho, treinamento adicional e suporte pós-implantação. É essencial desenvolver e implementar um plano abrangente de gerenciamento de mudanças, envolvendo os stakeholders desde o início e fornecendo suporte contínuo ao longo do processo de transformação.

  4. Falta de monitoramento e controle de custos: O monitoramento constante dos custos do projeto é essencial para evitar estouro do orçamento e garantir uma gestão financeira eficaz. A falta de controle adequado pode levar a custos imprevistos e comprometer a viabilidade financeira do projeto. O entendimento da saúde financeira do implementador também é um fator crítico de sucesso pois, os principais recursos do projeto serão disponibilizados por este parceiro estratégico.

  5. Infraestrutura e estratégia de implantação: A infraestrutura e os recursos necessários para suportar o SAP S/4HANA precisam ser avaliados a luz das ofertas da empresa. O modelo RISE impacta diretamente toda a discussão sobre infraestrutura. Além disso, a estratégia de implantação terá que ser avaliada a partir das releases.

Em resumo, a implantação bem-sucedida do SAP S/4HANA requer uma abordagem holística que leve em consideração não apenas os aspectos técnicos e operacionais, mas também os custos e orçamentos associados. Como especialistas em serviços de Advisor para projetos SAP S/4HANA, estamos comprometidos em trabalhar em estreita colaboração com nossos clientes para superar esses desafios e alcançar o sucesso em suas iniciativas de implantação do SAP S/4HANA. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar sua organização a maximizar o valor do SAP S/4HANA e minimizar os riscos e custos associados.

Saudações,

Equipe Evoluto Solutions

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais