Você sabe quais são as novas fases da nova metodologia da SAP?

Por muitos anos, todas as implantações de SAP utilizaram a metodologia ASAP para os projetos de implantação.

Palavras como AS-IS, TO-BE, BluePrint entre outras, sempre fizeram parte das implantações SAP desde os tempos do R/3.

Mas, com o passar dos anos, o mercado mudou e as empresas precisam acompanhar as oportunidades de inovação trazidas pela Era Digital.

A Empresa SAP como um dos Grandes Fornecedores no Mercado Corporativo precisou acompanhar estas mudanças e transformou seu portfólio de soluções lançando o SAP S/4HANA.

E com isso os desafios de implantação se modificaram exigindo que a empresa adapta sua base metodológica a estes novos tempos.

A nova metodologia da Empresa chamada de SAP Activate traz no seu escopo novas fases de implantação e novos conceitos.

Para começar, a metodologia é utilizada para implantações Cloud e On-Premisse, atende a projetos de todos os tamanhos e suporta os 3 Cenários de Implantação S/4HANA.

Sem falar nos diversos aceleradores que compõem a metodologia como: SAP Best Practises, Templates, Ferramentas, Sistema Demo, além de incorporar práticas dos métodos Ágeis.

Mas, quais são as principais fases da Metodologia SAP Activate?

Bom tudo começa em uma Fase chamada Discover – Esta é uma fase para se explorar as inovações disponíveis no S/4HANA e avaliar quais processos de negócio devem constar no escopo da implantação.

A SAP chega a disponibilizar durante a fase de Discover uma base Demo temporária para seus clientes experimentarem o produto.

Já a Fase de Preparação é mais parecida com o que nós praticamos na Metodologia ASAP pois é o momento para o planejamento do projeto, alocação da equipe e preparação para o Kick off.

A Fase de Explore substitui o BluePrint da metodologia ASAP.

O SAP Best Practises passa a ser a grande referência de Benchmarking para os processos de negócio de diferentes indústrias e setores.

Assim, o principal objetivo desta fase não é fazer o desenho futuro e sim, realizar o FIT GAP para confirmar a aderência dos processos aos Best Practise e identificar os processos complementares que precisam ser construídos e testados.

Além disso, é esperado que ao final desta fase seja elaborado o plano de Sprints para a construção e teste da solução.

Esta é sem dúvida uma grande mudança de conceito pois as implantações do ERP SAP sempre foram conhecidas como projetos de Transformação e sempre começaram pelo entendimento da situação atual (AS-IS) e desenho da visão futura (To-Be).

Na Fase de Realize, outra grande mudança de conceito pois, como a SAP Activate agrega conceitos dos métodos Ágeis, a construção e o teste são baseados em Sprints bem diferentes das implantações em cascata ou waterfall utilizadas até hoje nos projetos SAP.

A Fase de Deploy substitui a fase de Preparação Final da Metodologia ASAP e é onde acontece o CutOver e a Preparação para entrada em produção das soluções SAP S/4HANA.

Um outro atributo desta metodologia são os 16 Workstream que a Metodologia apresenta com produtos específicos para suportar a gestão do projeto, desenho da solução, migração de dados entre outros…

Com todas estas mudanças, os profissionais do mundo SAP devem estar atentos pois, eles precisam mudar seu mindset e aprender como se posicionar neste novo contexto para garantir o sucesso dos projetos de implantação do S/4HANA.

Deixe seus comentários no campo logo abaixo do post!

Abs,

Rogerio Toscano

Evoluto Solutions

Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais