Projetos de Transformação vs. SAP Activate

Gerente de Projetos SAP

A SAP Activate muda a forma como as soluções SAP transformam os processos de negócio.

As implantações das soluções SAP são projetos de transformação que trazem mudanças nos processos de negócio das organizações.

Normalmente, os objetivos destes projetos são aprimorar ou criar novos processos para que a empresa ganhe eficiência, reduza cutos ou inove o modelo de negócios.

Como isso, as metodologias de implantação mais antigas buscavam entender a sitação atual (AS-IS) e propor um modelo futuro (TO-BE) que era a base para a configuração do sistema.

Mas, esta abordagem aumentava o tempo de implantação e nem sempre alcançava o retorno esperado.

Com a adoção do S/4HANA e a empresa SAP fez uma revisão da sua abordagem de implantação com o intuito de reduzir o tempo de implantação e trazer valor mais rápido para seus clientes.

Assim, a base de melhores práticas ganhou grande relevância na SAP Activate.

Desta forma, os workshops de desenho de processos não iniciam com o entendimento da situação atual e sim com a apresentação das melhores práticas desenvolvidas pela Empresa SAP.

Os usuários do sistema (finais) precisam compreender que a partir do dia da entrada em produção, as tarefas do dia a dia serão executadas com base nos processos propostos pelo Best Practices e muitas vezes irão mudar a forma como eles realizam suas rotinas.

Esta abordagem com certeza vai agilizar as implantações mas, como será que os usuários finais vão reagir a estas mudanças?

Hoje em dia um dos maiores problemas de um projeto SAP já é a resistência das pessoas as mudanças trazidas pelo sistema.

E você como vai se preparar para lidar com este cenário no seu projeto?

Deixe seus comentários…

Faça Parte da Nossa Comunidade no LinkedIn de SAP Activate e S/4HANA.

É só clicar no botão abaixo:

Abs,

Rogerio Toscano